Wi-Fi lento? Descubra os vilões que prejudicam sua conexão!

 

Para uma conexão estável e de qualidade, é necessário se atentar para alguns detalhes importantes em sua instalação. Como o lugar certo para deixar o roteador, posicionar as antenas corretamente, além de usar os recursos do roteador para melhorar sua conectividade.

Além desses detalhes, talvez você não saiba, mas dentro de seu escritório ou de sua casa, podem ter alguns objetos que prejudiquem sua conexão. Por isso separamos algumas dicas para evitar os problemas com o WIfi. Confira!

 

ESPELHO

Como assim? Isso mesmo, superfícies metálicas têm um alto poder de refletir o sinal de Wi-Fi – inclusive, talvez você já tenha até visto aquele truque da latinha de alumínio no roteador. Grande parte dos espelhos usa revestimento de metal na parte traseira, fazendo com que esse objeto interfira significativamente na propagação do sinal. Se você tem um espelho de frente para o roteador, mude um dos dois de lugar, de forma que o Wi-Fi não sofra o efeito “bate-e-volta”.

 

AQUÁRIO

Mas um peixinho indefeso? Sim, a água é outra barreira para o sinal de Wi-Fi. Quanto maior a concentração do líquido, maior a interferência. Se você tiver um aquário em casa, por exemplo, mantenha-o o mais distante possível do roteador. Caso contrário, a água vai dificultar a propagação das ondas da rede.

 

MICROONDAS OU DISPOSITIVO SEM FIO

Roteador na cozinha? Os fornos de microondas também atrapalham o sinal Wi-Fi. Isso porque eles operam na frequência de 2,4 GHz, a mesma da maior parte dos roteadores utilizados. O mesmo ocorre com dispositivos sem fio em geral, incluindo alto-falantes, telefones, babás eletrônicas, câmeras de segurança, entre outros eletrônicos. A melhor maneira de contornar o problema é comprar um roteador dual-band e configurá-lo para operar na faixa de 5 GHz. Aqui na SupraNet os clientes já recebem este modelo.

 

CABOS DESPROTEGIDOS OU AQUELA FAMOSA GAMBIARRA

Aquela famosa gambiarra? Os cabos usados em algumas antenas parabólicas, assim como seus conectores, também podem gerar interferência por radiofrequência caso estejam danificados. Aliás, qualquer cabo desprotegido tem potencial de atrapalhar a propagação das ondas de Wi-Fi.

 

PAREDES

Wi-Fi escondido? As paredes representam um obstáculo físico ao sinal de Wi-Fi, e alguns materiais geram mais interferência que outros. Uma parede de tijolo, por exemplo, tem uma absorção média de radiofrequência, enquanto gesso e concreto formam barreiras difíceis de serem transpostas pelas ondas de rede. Portanto, é importante ficar atento à posição do roteador dentro de um espaço com muitas paredes, independente do material.

 

DICA DE ESPECIALISTA

Se sua casa é muito grande, possui muitos cômodos ou você quer navegar tranquilo naquela área de churrasqueira nos fundos, aconselhamos a você colocar mais de um roteador em sua casa. Mas atenção: Os roteadores deverão estar ligados via cabo, pois quando eles replicam sinal por Wi-Fi há muita perda de qualidade!

 

E ai? Gostou de nossas dicas?

Consulte um de nossos especialistas em internet e saiba como melhorar ainda mais sua conexão!